domingo, 2 de agosto de 2015

SAGA FRONTIER






    É muito difícil encontrar algum site nacional que fale sobre este game.Talvez por que tenha sido um tremendo fiasco em terras brasileiras. Até o momento , este jogo é tão impopular entre os brasileiros que eu só conheço eu mesma como deviantBR de fan-Arte de Saga Frontier.
     Até na Wikipédia nacional não achei coisa nenhuma. Quase cogitei em escrever eu mesma alguma coisa sobre o tema, mas na hora H fiquei com preguiça de pesquisar melhor o assunto.
     Só uma vez na vida vi um blog citando algumas linhas sobre este game (e por sinal tudo que estava escrito ali era só uma tradução do verso da capa do jogo).
     Fora isto, nunca conheci ninguém que falasse bem deste game.Na verdade nunca conheci ninguém que falasse coisa alguma! Mas um dos meus irmãos um dia disse que conheceu alguem que havia jogado SF (e achou uma droga).E um outro irmão meu disse que conhece alguem que adora este game.

Como conheci o jogo

      Foi o primeiro game de PS1 que tivemos .Na verdade primeiro adquirimos o CD do Saga Frontier, e só anos mais tarde é que tivemos o PS1 de fato.
     Na verdade ninguem o comprou! Ele foi adquirido através de um rolo do tipo "gato por lebre". 

Resumindo a História  

     Um dos meus manos havia emprestado um cartucho do Ducktales (de NES) para um amigo.Este amigo irresponsavel perdeu este cartucho! Antes que rolasse mais alguma treta , este amigo irresponsavel nos deu pra compensar o cartucho perdido um CD do Saga Frontier (de imediato a nossa reação foi ficar P da vida, pois nem Playstation nós tínhamos na época.E se bem me lembro o CD ainda tava todo arranhado!).

O GAME EM SÍ

     É um jogo da SquareSoft de 1997.Tem alguma relação com Romancing Saga , e depois teve continuação com Saga Frontier 2. Mas estes outros títulos não me interessam.
     Pesquisando em sites gringos, descobri que Saga Frontier fez sucesso no Japão ("grande sucesso", dizem a maiorias dos sites. Mas eu ainda custo a acreditar). 
     Já no ocidente este jogo foi bastante criticado por ser um game totalmente sem foco e repetitivo.O único ponto  que se salva é seu sistema de batalha (que pelo menos é interessante).
     Quanto a mim, o que mais me atraía era exatamente estes dois pontos extremos de Saga Frontier (além, é claro, da música do jogo.) : sua falta de foco, e suas batalhas! 

COMO FUNFA ESSA BAGAÇA


     Este jogo possue o esquema básico de status de personagens, como HP (sua energia), JP (sua magia),WP (sua barra para técnicas especias), e LP (life-point.).
     Porém o esquema de "evolução" é diferente do tradicional, pois os personagens não tem níveis (e nem experiência, se não me engano). 
     Para evoluir seu JP você deve utilizar magia durante a batalha, seu WP você precisa usar técnicas comuns (sejam elas de espadas, armas de fogo ou luta), seu HP evoluí normalmente independente do que você fizer (eu não entendi qual é a sacada do HP, as vezes ele evoluí, as vezes não), e seu LP não evoluirá nunca (e você ainda pode perder seus raros pontos de LP em troca de itens!)
     As magias você precisa comprar, e não é possível ter todos os gêneros de magia em um só personagem (por exemplo: se você tiver magia da Luz, só poderá comprar magias das trevas se concordar em descartar todas as de luz que você tiver em tal personagem).
     Mas isso realmente não faz muita diferença, pois quase todas as magias são bem mais fracas que as técnicas normais de luta. Mesmo as que recuperam energia só são eficientes se você estiver com sua força psíquica e inteligencia bem evoluídos, e para evoluí-las você precisa usar magias durante a luta. Uma maçada!
      As técnicas "normais" é que é o grande diferencial nas batalhas de Saga Frontier, pois você aprende elas durante as próprias batalhas, desde que tenha espaço para aprende-las (infelizmente você tem um limite de técnicas para usar e se seu limite estiver abarrotado de técnicas, seu personagem nunca aprendera novas técnicas). 
Obs:Esse detalhe só funciona em técnicas de espada ou luta (exemplo: você pode usar um punch no inimigo, mas na hora H você aprende um kick).Em casos de armas de fogo, as técnicas só são aprendidas no fim da batalha e já vão direto pro seu inventario de técnicas (o mesmo vale no caso de magias.Sim, você também aprende magias se usar bastante magia).

OS ITENS

     No caso dos itens, o único realmente relevante é o próprio potion, que serve para recuperar a energia do personagem ou "ressuscita-lo".Todos os outros itens além de inúteis são descartaveis, ja que ao fim de cada luta seus personagens recuperam 100% o status.
     Por exemplo: suponha-se que você terminou uma luta com alguem envenenado .Quando você sair da batalha você não vai precisar desenvenenar seu personagem, pois ele já estara com status normal . Isso também vale para energia, elas sempre se recuperam após cada turno de batalha em 100%.
     No entanto, para os pontos de JP, LP e WP isto não acontece, e eles vão se acabando e eu não lembro de item nenhum que sirva para recupera-los . O que fazer para recupera-los então? Simples! Dormir em um Hotel ! Todos os Hotéis (com exceção duma choça em Korong) são grátis.
     Uma desvantagem é que quando um personagem zera seu HP e fica morto durante uma batalha, os inimigos poderão continuara atacando seu personagem morto!O problema é que cada vez que eles atacarem seu personagem morto ele vai perde um ponto de LP. Quando zerar totalmente os LPs, o inimigo deixa de ataca-lo, mas quando você entrar em uma batalha novamente, seu personagem que zerou os LPs não entrara mais na batalha (só indo num hotel pra recuperar seus LPs neste caso).E caso isso ocorra com seu protagonista , é GAME-OVER (a não ser no caso do inútil do Lute)!

OS TIPOS DE PERSONAGENS

      Em Saga Frontier existem 4 tipos de personagens:

Monstros
São uma porcaria, pois não aprendem nenhuma técnica, não evoluem status, só podem ser equipados com anéis e seu máximo é virar uma cópia dos inimigos ao fim de cada batalha (e geralmente só nos inimigos mais ordinário)

Mecânicos
Também não aprendem técnica, não usam magias, não evoluem de status a cada batalha, mas tem a vantagem de evoluir de status dependendo do equipamento que você colocar neles.Tanto que há equipamentos só uteis para os robôs (você até pode equipar em outras espécies de personagens, mas não servira para nada).

Místicos
Não gosto dessa gentalha por que eles não são capazes de aprender técnicas de espada ou de luta durante uma batalha

Humanos
São os melhores por que não tem nenhuma dessas outras frescuras citadas anteriormente.

OBS:
     Você pode "recrutar personagens" pelo mapa e ter até 15 personagens com você. Mas para cada luta você só poderá usar 5 personagens de uma vez. Durante a luta as vezes os ataques dos personagens podem se combinar. Isso também ocorre de vez em quando com seus inimigos. E aí fudeu tudo!

OS HERÓIS DE SAGA FRONTIER

    O jogo tem 7 protagonistas (cada um com seu próprio Quest). Inicialmente deveria ter  9 (um eu sei que era o Fuse.O outro dizem que era uma menina, mas não faço idéia de quem seja).
     Dizem que foram cortados por falta de espaço. Ou por falta de prazo para lançarem o jogo.Ou por falta de verba (eu pessoalmente acho que foi pelos 3 motivos juntos).
     Não só estes dois personagens foram cortados, como também um pedação do quest da Asellus, Mas vamos lá ao que interessa:

BLUE


saga frontier

      É meu personagem preferido deste game!E o motivo? 
      O quest dele é todo bagunçado e sem foco pra nada! Claro que até há um roteiro na quest dele, mas entende-lo ou não , não vai fazer nenhuma diferença na hora de zerar o game!
 A HISTÓRIA DELE
      Pelo que entendi Blue e Rouge foram criados artificialmente como uma só pessoa (apesar que durante o jogo é dito varias vezes que eles são irmãos). Só que ele (Blue/Rouge) foi  dividido em dois lados para ver qual deles se saia melhor. Blue é o lado podre ,arrogante e metido a besta, e Rouge seria o lado mais sociavel e menos desprezivel.
Obs: acho que "Rouge" se chama "Rouge" por que "Red" ja tava sendo usado por outro personagem (rouge significa "vermelho" em frances)

      Como ele vem equipado com REGION MAP  você pode ficar pulando de uma cidade para outra sem nem perder tempo indo até aeroportos.
      Blue também  tem varios caminhos alternativos; ou seja, é o personagem mais fora de foco do game. E como eu também não tava com foco em nada, esse personagem para mim era perfeito! 
      Eu prestava tanta atenção no roteiro do jogo , que  no começo eu jurava que o Blue fosse uma menina com roupas futuristicas (sei la.Eu só olhava pelos sprites, e enxergava uma menina com trança e uma armadura azul. Vish!)
       Minha única magoa com ele é que o Rouge sempre fugia e não dava pra recruta-lo (eu nem tinha prestado atenção que o tema do jogo era justamente matar o Rouge).
saga frontier
nem depois de ver essa cena de introdução me caíu a ficha!
       Resumindo o jogo dele,havia 5 partes:
1- Ou você atravessa um labirinto de espelho ou um labirinto de sombras
2- Ou você coleta 4 cartas de tarot ou 4 runas (cada um destes itens em ordem aleatória.Ou seja, você tem 8 caminhos a seguir)
3-Ou você enfrenta o Lord do Tempo ou uma girafa doida do espaço
4- Ou você mata o Rouge ou deixa ele te matar. Se você deixar o Rouge te matar, você passa a jogar com Rouge ( não vale muito a pena, pois o FDP perde todas as tecnicas fodasticas de luta mano-a-mano).
5- Você vai para o inferno e enfrenta o capeta. Se você estiver usando o Blue, o jogo termina congelando a cena , e tudo fica preto e branco (dando a entender que Blue e seus capangas ficaram todos presos no inferno). Com o Rouge eu não cheguei a terminar (o PSP esculhambou antes), mas pelos videos que assisti é quase mais ou menos a mesma coisa, com exceção de que o game não termina em um cena congelada preto e branco.



ASELLUS
saga frontier

      A queridinha dos fan-artes e cosplayers, ha quem diga que é a personagem com história mais interessante.
      Independente disso, eu só gostava de jogar com ela por causa da música e do cenario inicial dela, (cheio de luzes e caixões). 
     A primeira vez que joguei com ela, não sei que desgraça aconteceu que eu não recebi nenhum dos itens para transforma-la em mistica durante as batalhas!
     Mas mesmo assim consegui fechar (depois de umas 20 horas rodando desnorteadamente o mapa-Chegava a dar bug!Uma vez apareceu um morcegão gigante no meio de um dungeon totalmente desnecessario) com o pior final possível do jogo - o qual Asellus vira 100% mística (na verdade ela vira um diabo chifrudo).
      Mais tarde descobri que havia também o final intermediario (que ela virava meio-mística), e o final bom ( que ela virava humana).
OBS: 
Resumindo o final bom dela, é todos os místicos no cemitério chorando em cima do tumbão da Asellus. Depois aparece uns slide de album de fotos da Asellus quando era viva, e toca uma música tristonha.

A HISTÓRIA DELA
      Ela começa acordando de um coma de 12 anos (o loco), depois de ter sido atropelada pela carruagem de Orlouge ( o manda-chuva dos místicos).
      Esse Orlouge fez uma transfusão de sangue nela, e ela virou meio-mística (eu ja vi essa história em algum lugar ).
      Depois no final ela mata esse Orlouge e fim.
      Ha quem diga que Asellus e a Rosa Branca são um casal de sapatas. No final ruim de Asellus, ela toma o lugar de Orlouge no reino de Facinatury e termina de fato como dona das princesas (menos da Rosa Branca, que ficou perdida em outra dimensão.).Mas no final humano, o album de fotos de Asellus mostra que ela casou e teve filhos. Então sei lá.Deve cortar pros dois lados.



LUTE
saga frontier

      O roteiro dele é mais ou menos o seguinte: ele é um vagabundo que a mãe expulsou de casa pra procurar emprego. Alguns sites suavizam este fato dizendo que " Lute desiste do trabalho por amor a sua música e saí em busca de altas confusões" (ou seja, um hippie).
      Para além disso tem mais alguma coisa... pai morto numa base de não sei o que e Lute se enfia não sei como num navio bizarro e enfrenta um chefão.Essa é a única missão do jogo, e da pra ir diretão pro chefão. Lute é tão irrelevante que é possivel remove-lo do time principal.Ha rumores de que Lute só foi criado de verdade pra encher linguiça e o jogo não ficar muito vazio.
      "Lute" significa "alaúde" ( até nisso zoaram ele!Quem diabos toca alaúde?ele poderia se chamar "guitar", pelo menos significa "violão"!).


RED
saga frontier

      Tem um roteiro mais elaborado, e seu quest tem foco (ao contrario de Blue, não da pra ficar rodando o mapa sem rumo nenhum.). Acho que por isso mesmo que não gostei muito dele, ja que não dava muito pra ficar passeando pelas regiões e toda hora os companheiros de batalha saiam do time.      
      Como o Quest do Red tem foco, você normalmente sabe o que tem que fazer e da pra zerar o jogo. Mas existe um trecho onde você tem que correr de um canto pro outro pelo lado de fora da Cygnus (o avião que Red mora ou trabalha, ou sei la o que) só que você tem que ser rapido o bastante para que as turbinas do avião não te empurre pra baixo e de game-over. 
       Eu perdi tantas vezes nesta parte que cheguei a pensar que o Quest do Red acabava por ali mesmo (conforme ja disse eu não prestava atenção no roteiro do game, e por isso nada me impressionava ! Muito menos o fato do jogo simplesmente acabar com seu herói despencando de um avião e morrendo espatifado chão abaixo).
       Mas um dia, de tanto tentar passar de um lado pro outro, milagrosamente eu consegui!Daí saltei da cadeira e exclamei:
-CARAMBA ! ISTO TEM CONTINUAÇÃO?
      E daí por diante segui até zerar o game , mas nem lembro bem qual era o script do jogo.
      Algo meio clichê, do tipo que o pai de Red era assassinado no começo do jogo, aí o vilão sequestrava a mãe e a irmã dele, e Red vai vingar a morte do pai, etc,etc,etc.
      A parte interessante de Red é que ele tem a habilidade de se transformar em um super-herói, o Alkaiser, que além de ser mais estiloso que o próprio Red, é mais forte e tem tecnicas mais legais. O ponto ruim é que Red só pode se transformar em Alkaiser caso esteja sozinho na batalha ( ou que pelo menos todo mundo do time esteja morto - por causa disso eu deixava todo mundo morrer de propósito só pra me transformar em Alkaiser).


EMELLIA
saga frontier

       Esta foi a primeira personagem com que eu joguei.
       E se a primeira impressão realmente fosse a que fica, eu jamais tornaria a jogar Saga Frontier! 
       O começo do Quest é Emellia fugindo da cadeia junto com duas companheiras de presídio pelos esgotos da prisão. No fim do esgoto se não me engano você enfrenta uma lacraia gigante e ganha a Runa da Liberdade (um item que não tem absolutamente nada a ver com a Quest de Emellia).
O ROTEIRO DELA
      Emellia é uma ex-modelo que ia se casar com um sujeito, este sujeito é assassinado e Emellia é acusada de ser a assassina.
      Então ela vai parar na cadeia, e conhece duas outras minas que tão lá, mas essas minas na verdade não são criminosas e sim agentes disfarçadas e recrutam Emelia pra não sei qual motivo, etc e tal.
      Bom, o que importa é que Emelia quer vingança e se vinga no final (eu acho).
      Não lembro bem, pois ha dois finais do jogo (e eu não sei qual dos dois eu zerei):
      um no qual o namorado dela esta morto de fato; e outro no qual ele não morreu (acho que é por aí).
      O ponto principal dela certamente é o fato de que ela muda de roupa a cada nova missão- primeiro se veste de prisioneira, depois de lutadora, depois de coelhinha de cassino, depois de odalisca, depois de soldada e por fim de noiva.



RIKI
saga frontier

       No japão o chamam de "Coon".Sei la por que cargas d'agua alteraram o nome dele.
       O quest dele foi o unico que eu não tive saco pra zerar (só lembrando que eu não tenho saco pra nada; sou mulé!hsuehsuehsuehsue).
       Para começar Riki é do tipo monstro (o pior tipo que ha no jogo).
       Seu objetivo é recolher os anéis.
       Tem uma menina chamada Mei-Ling no quest dele que é mais interessante que o próprio Riki.
       Eu não lembro mais em qual parte eu encalhei no quest dele.
       No começo eu achei que o Riki era um papagaio.Depois achei que fosse uma raposa.Depois tomei um susto quando vi o chibi oficial dele (julguem por vocês mesmo)



T260-G
saga frontier

      Eu zerei este quest , mas não lembro quase merda nenhuma sobre ele.
      Coisas vagas como uma fabrica cheia de robos, lixão, sucata....lembro de mais nada!
      Só joguei uma vez na vida com ele só para ver como era.
      Alem do mais, o acho desinteressante por que ele é do tipo maquina, e portanto não aprende nenhuma nova tecnica durante a batalha!
      Só vale a pena, talvez, se você tiver buscando algum quest com sentido neste game bizarro.


     A seguir, um video do cabrunco que eu fiz em homenagem a SF

2 comentários: